Implementação do Código de Barras Bidimensional (Código QR)

A implementação do Código de Barras Bidimensional (Código QR) previsto no artigo 5.º da Portaria n.º 195/2020 de 13 de agosto, que regula a sua inclusão em todas as facturas e outros documentos fiscalmente relevantes a partir de 1 de janeiro de 2021.
Esta funcionalidade estará automaticamente disponível nos documentos emitidos a partir das 00:00 do dia 1 de janeiro, em todos os nossos programas de facturação. Quem tenha contratos anuais não terá nenhum custo acrescido à sua licença.

Relativamente à menção do Código Único de Documento (ATCUD) nas facturas, nos termos do artigo 4.º da Portaria nº 195/2020 de 13 de agosto, apenas será obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2022.
Haverá, segundo a AT e a partir do início do 2º semestre de 2021 um período transitório no qual se iniciará o processo de comunicação de séries documentais para obtenção do código de validação e adaptação dos meios de processamento necessários para o cumprimento do regulamentado relativamente ao ATCUD em 1 de janeiro de 2022.

Estaremos disponíveis para ajudar e para qualquer esclarecimento adicional.